top of page
Buscar

Salesforce Series - Commerce on Core

Atualizado: há 7 dias

001. Saiba mais sobre o produto e seus benefícios


Salesforce, assim como algumas outras grandes companhias globais de tecnologia, foram ao longo dos anos, adquirindo outras empresas menores com produtos aderentes ao seu portifólio.


Importante entender o significado de uma “org(anization)” na plataforma da Salesforce. Uma “org” é um ambiente operacional batizado de “core” onde residem os 3 (três) principais pilares da plataforma que são as nuvens de Sales (Vendas), Service (Serviço) and Experience (Portais Externos). Esse ambiente evoluiu de uma interface mais antiga (“Classic”), para uma mais atual (Lightning). Hoje as duas interfaces ainda convivem, em uma mesma “org core”, nove anos após o lançamento do Lightning. Nesse link há, em ordem cronológica, toda a história de evolução da Salesforce e vale muito uma visita.


Ao longo do tempo, alguns pacotes de produtos construídos na plataforma “core” vendidos por parceiros na loja online da Salesforce (“AppExchange”) também foram absorvidos pela própria Salesforce.


Em 2016 houve o primeiro movimento da Salesforce em direção ao mercado de E-Commerce com aquisição da “Demandware”, visando atender o crescente segmento B2C, ação estratégica de entrada no crescente mercado de vendas online incorporando uma cultura até então inexistente na empresa. Entretanto, vale ressaltar que assim como ocorreu em 2013 com a compra do Marketing Cloud da ExactTarget (recentemente rebatizado para “Marketing Cloud Engagement”), esses dois produtos estão em ambientes independentes e segregados da “org core”, compartilhando dados quando necessário, via consumo de APIs. Em postagem futura, iremos abordar o que consideramos um dos mais importantes componentes da arquitetura Salesforce, que são suas APIs (padrões e customizadas).


Dois anos após a compra da Demandware a Salesforce em 2018 adquiriu o CloudCraze de um parceiro, produto que estava disponível na sua loja virtual (AppExchange) mirando o segmento B2B. Essa versão do B2B Commerce também ficou conhecida como Classic, apesar de já possuir interface em Lightning. Como é um pacote, muitos dos seus objetos são customizações e replicações de objetos padrões.


No release do Winter 20 a Salesforce lançou o B2B Commerce on Lightning já como um aplicativo dentro da “org core”, contendo muitas vantagens em relação a versão Classic (CloudCraze), confirmando mais uma vez sua estratégia gradativa de migração de produtos de fora para dentro da “org core” como aplicativos.



Fale Conosco

E-mail: contato@sottama.com

Telefone: +55-11-9-8105-0505

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page